HISTÓRIA DA EMPRESA
A Siliaris teve origem em 1999, no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes de destiladores, com o objetivo de melhorar a produtividade e o consumo de energia na produção de água pura. Surgiu desta forma um novo modelo de destilador, multiestágio, que se tornou patente nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia e no Brasil.
Muita pesquisa é necessária primeiramente, para que um produto tenha características que de fato melhorem o estado da arte. Não menos trabalhosa e onerosa, a obtenção de patentes é o passo seguinte, e de extrema importância, que dão valor incontestável à tecnologia desenvolvida, e servem como impulso motivante para a continuidade do projeto, na construção de protótipos e pilotos, que vão confirmar e mesmo melhorar o desempenho dos modelos.
Protótipo de destilador de água do mar dois estágios. Janeiro 2005.
Após vários testes realizados no Estaleiro Mauá, em Niterói, destilando água da Baia da Guanabara, o protótipo de dois estágios produziu por diversas vezes água com salinidade de 2 ppm de sais, que desta forma comprovou a tecnologia, que permitiu a decisão de construir modelos definitivos, maiores e mais sofisticados. Assim, a Siliaris foi aberta em Abril de 2006 e passou a fabricar modelos em verdadeira grandeza para testes mais avançados de longa duração em plataformas de petróleo.
A cada melhoria conquistada no desenvolvimento das máquinas, um novo desafio surge, um passo mais além, em um processo contínuo, garantindo a competitividade das máquinas SILIARIS, perante as exigências do mercado.
Em 2008 e 2009, a Siliaris obteve as patentes de invenção reconhecidas nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia e no Brasil.
Desde 2012, a Siliaris opera em plataformas de petróleo, fornecendo água doce continuamente por processo de destilação.
Plataforma FPSO P-50 do consórcio Petrobras/Repsol, utiliza destiladores de água do mar SILIARIS